Você vai ver aqui:
Apesar de as normas da ABNT serem as mais utilizadas pelas instituições brasileiras, elas não são as únicas regras indicadas para a padronização de trabalhos.
Entenda o que são as normas da APA e como a Trabalho em ABNT pode ajudar você.
APA Style
O estilo APA é um conjunto de diretrizes para redação e apresentação de trabalhos acadêmicos, livros e artigos publicados em periódicos. Tais diretrizes servem como base para uma comunicação científica eficaz, ajudando os autores a apresentarem suas ideias de maneira mais clara, precisa e inclusiva.[1,2]
As primeiras diretrizes da APA foram elaboradas por um comitê formado por psicólogos, antropólogos e gerentes de negócios, sendo publicadas pela primeira vez em 1929, no renomado periódico Psychological Bulletin.[3]
As regras da APA estão na 7ª edição: o “Publication Manual of the American Psychological Association: the official guide to APA Style”[4] foi publicado ainda em 2020. Contudo, no Brasil, a edição em língua portuguesa foi publicada apenas em 2022, pela Artmed Editora.
As regras da APA são apenas para a área de Psicologia?
Apesar de levar a Associação Americana de Psicologia em seu nome, o APA Style não é exclusividade da área de Psicologia.
Devido a ampla abordagem de suas diretrizes, que abrangem desde a preparação de manuscritos para publicação até a preparação de trabalhos acadêmicos, as normas da APA são bastante utilizadas também por outras áreas das ciências da saúde, administração, comunicação e engenharias.[2]
Diferenças entre a 6ª e 7ª edição
A 7ª edição do Manual de Publicação da APA, na sua versão original em inglês, está disponível desde outubro de 2019, podendo ser adquirida no próprio site da APA Style. Contudo, a versão em língua portuguesa só foi publicada em abril de 2022, e nesse período de quase dois anos entre a publicação do original e a tradução, muitas instituições permaneceram utilizando a versão anterior. Outras, no entanto, já em 2020 passaram a exigir a entrega dos trabalhos de acordo com a norma atualizada.
De fato, a versão atualizada teve várias modificações em relação a 6ª edição. Entre as principais, podemos destacar a questão da acessibilidade para pessoas com deficiência, assunto tratado pela primeira vez em um manual da APA e que trouxe uma alteração significativa no formato das citações, que passou a ser reduzido.
Outra alteração significativa foi no formato das referências. A 6ª edição indicava que quando uma fonte tivesse até 7 autores, todos deveriam ter seus nomes registrados. A 7ª edição ampliou tal quantidade para 20 autores.
Quais as diferenças das normas da APA para as normas da ABNT?
As regras da APA diferenciam-se das normas da ABNT principalmente por possuírem diretrizes mais abrangentes do que a normalização (formatação) dos trabalhos.
O manual da APA possui recomendações desde a seleção de material confiável para compor uma pesquisa, até o desenvolvimento de uma redação com linguagem livre de preconceitos no que se refere a características pessoais dos indivíduos.
Contudo, é possível destacar algumas diferenças de padronização dos formatos ABNT e APA Style:
- Citações no texto: a ABNT indica o uso de “et al.” somente a partir de 4 autores, e o uso de caixa alta quando os nomes estiverem dentro de parênteses. A APA indica o uso de “et al.” a partir de 3 autores, e sempre caixa baixa para registro dos nomes.
- Recuo das citações diretas longas: para a ABNT, uma citação direta longa é aquela que possui mais de 3 linhas, e esta deve ser registrada em fonte menor e recuada a 4 cm da margem esquerda. Já a APA considera como longa qualquer citação direta a partir de 40 palavras, e estas devem estar recuadas em 1,27 cm da margem esquerda, com o mesmo tamanho de fonte do restante do texto.
- Alinhamento do texto: a ABNT recomenda o uso de alinhamento justificado. Já a APA recomenda que o texto seja alinhado à esquerda.
- Referências: ABNT e APA possuem diferenças consideráveis no formato de suas referências. Podemos destacar a quantidade de autores (a ABNT permite o registro de todos ou apenas do primeiro + et al., enquanto a APA define o registro dos 20 primeiros autores para então usar o et al.) e os recursos para destaque dos títulos (a ABNT permite o uso de negrito, itálico ou sublinhado, já a APA indica somente o uso de itálico).
Exemplos de referência em ABNT / APA:
ABNT
NERY, F. G. et al. Medication exposure and predictors of first mood episode in offspring of parents with bipolar disorder: a prospective study. Brazilian Journal of Psychiatry, São Paulo, v. 42, n. 5, p. 481-488.
APA
Nery, F. G., Wilson, A. R., Schneider, M. R., Strawn, J. R., Patino, L. R., McNamara, R. K., Adler, C. M., Strakowski, S. M., & DelBello, M. P. (2020). Medication exposure and predictors of first mood episode in offspring of parents with bipolar disorder: a prospective study. Brazilian Journal of Psychiatry, 42(5), 481-488.
Referências
- WIKIPEDIA. APA style. [2021]. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/APA_style. Acesso em: 4 maio 2021.
- APA STYLE. About APA Style. Oct. 2019. Disponível em: https://apastyle.apa.org/about-apa-style. Acesso em: 4 maio 2021.
- BENTLEY, M. et al. Instructions in regard to preparation of manuscript. Psychological Bulletin, Washington, DC, v. 26, n. 2, p. 57-63, 1929. DOI: https://doi.org/10.1037/h0071487.
- APA STYLE. Publication Manual of the American Psychological Association, seventh edition. c2021. Disponível em: https://apastyle.apa.org/products/publication-manual-7th-edition. Acesso em: 4 maio 2021.
Gostou deste artigo?
e receba nossos conteúdos no seu email.
Nenhum comentário feito.