Você vai ver aqui:
Referências
De todas as exigências dentre as Normas da ABNT, algumas são bastante simples, a ponto de ser possível decorá-las. Porém, algumas outras são mais complexas e sempre exigirão uma consulta para se ter certeza de estar fazendo da forma correta. E esse é o caso da NBR 6023/2018: a norma de referências da ABNT.
Nesse post você encontrará todas as explicações necessárias, além de dicas e exemplos práticos, para nunca mais errar na hora de formatar suas referências.
NBR 6023/2018 - Referências ABNT
Referência é um conjunto de elementos descritivos extraídos de um documento e apresentados de maneira organizada e padronizada, a fim de possibilitar sua identificação única.
A ABNT NBR 6023/2018: Informação e documentação — Referências — Elaboração é a norma que define as regras para a elaboração de referências bibliográficas em documentos acadêmico-técnico-científicos.
Ela especifica os elementos essenciais e complementares que devem ser incluídos em diferentes tipos de fontes, como livros, artigos, documentos eletrônicos, entre outros.
Além disso, a norma estabelece a ordem e a formatação adequada das informações, garantindo a padronização e a clareza das referências utilizadas em trabalhos acadêmicos e publicações.
Elementos essenciais e complementares
Como o próprio nome já diz, os elementos essenciais são aquelas informações indispensáveis à identificação do documento. São elementos obrigatórios sem os quais não é possível identificar corretamente a referência.
Já os elementos complementares são informações adicionais que, somadas aos elementos essenciais, permitem uma caracterização mais precisa dos documentos.
Tanto os elementos essenciais quanto os complementares variam conforme o tipo de referência, o que veremos no decorrer do post.
Localização
O local mais utilizado para apresentação das referências é a lista de referências, inserida ao final do documento. Contudo, as referências também podem ser apresentadas em notas de rodapé; no final dos textos, partes ou seções; ou antecedendo resumos, resenhas, recensões (conforme a ABNT NBR 6028), e erratas.
Regras gerais de apresentação
- Os elementos essenciais e complementares de uma referência devem ser dispostos em uma sequência padronizada;
- Você deve formatar a lista de referências em espaço simples (1 pt) e alinhá-las à margem esquerda do texto, e então separá-las entre si por uma linha em branco.
Importante: diferentemente do restante do trabalho, as referências devem ser alinhadas à esquerda, e NÃO devem ter alinhamento justificado. Muita atenção a esse detalhe, pois é bem comum encontrar trabalhos com esse erro.
- Quando as referências estiverem em notas de rodapé, elas devem ser alinhadas à margem esquerda do texto e, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente. E, neste caso, não deve haver linha em branco entre elas.
- A pontuação deve ser uniforme para todas as referências.
- Quando se tratar de documentos online, além dos elementos essenciais e complementares, você deve registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão “Disponível em:”, e a data de acesso, precedida da expressão “Acesso em:”.
- Os elementos essenciais devem ser inseridos no mesmo idioma do documento referenciado. Contudo, as informações acrescidas devem estar no mesmo idioma do texto do trabalho, e não do documento referenciado. Por exemplo: se você estiver escrevendo um trabalho em português e inserir uma referência em inglês, os elementos essenciais dessa referência deverão estar em inglês, que é o idioma da obra referenciada; porém, as informações acrescidas, como o “Disponível em” e “Acesso em” devem estar em português, pois é o idioma do trabalho.
- As referências precisam ser padronizadas quanto ao recurso tipográfico de destaque.
O recurso tipográfico utilizado para destacar o elemento título, que pode ser o negrito, itálico ou sublinhado, deverá ser uniforme em todas as referências. Ou seja: se você escolher o negrito, deverá utilizar o negrito para todas as referências. Se escolher o itálico, deverá utilizar o itálico como destaque em todas as referências. O que não pode acontecer é hora utilizar negrito, hora utilizar itálico como recurso de destaque.
Importante: só NÃO utilizam o recurso de destaque as obras que não possuem indicação de autoria ou de responsabilidade, pois nesses casos o elemento de entrada será o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra.
- Se você optar por fazer uso dos elementos complementares, estes deverão ser incluídos em todas as referências do mesmo tipo de documento. Por exemplo: a indicação de tradução de uma obra é um elemento complementar. Se você optar por incluir a área de tradução em uma das referências, deverá inserir esse mesmo campo em todas as outras referências provenientes de tradução.
Autoria pessoal
- O autor deve ser indicado pelo último sobrenome, em CAIXA ALTA (todas as letras em maiúsculo), seguido do prenome e outros sobrenomes.
- O prenome e demais sobrenomes de um mesmo autor podem ser abreviados ou inseridos por extenso.
- Quando houver até três autores, todos devem ser indicados. Use ponto-e-vírgula para separar um autor do outro.
- Quando houver quatro autores ou mais, você pode optar por indicar todos ou apenas o primeiro, seguido da expressão et al. Importante: o et al. deverá estar em itálico.
- Autores com sobrenomes compostos devem ser indicados da forma completa. Por exemplo: Antoine de Saint-Exupéry deverá ser registrado como “SAINT-EXUPÉRY, A.”, não devendo iniciar pelo ‘Exupéry’. O mesmo vale para Jorge Santa Anna, que não deve iniciar seu registro pelo ‘Anna’, mas sim por “SANTA ANNA”.
- Autores com sobrenomes que contém grau de parentesco (como Júnior, Filho ou Neto), também devem ser indicados de forma completa, e JAMAIS devem ser registrados apenas com o grau de parentesco.
- Autores com sobrenomes de origem hispânica devem ter ambos sobrenomes registrados:
- Autores cujos sobrenomes possuem prefixo, como Colleen McCullough, Massimo La Torre ou Eugene O'Neill, também devem ser indicados de forma completa:
Organizador, coordenador e editor
- Em coletâneas de vários autores, sempre que houver indicação de responsabilidade pelo conjunto da obra, a entrada deverá ser feita pelo nome do responsável, seguido da abreviação, em letras minúsculas e no singular, do tipo de participação (organizador, compilador, editor, coordenador, entre outros), entre parênteses. Havendo mais de um responsável, o tipo de participação deverá aparecer sempre no singular e após o último nome.
Tradutor, orientador, ilustrador
- Quando houver tradutor, orientador, ilustrador, entre outros, os nomes podem ser acrescentados após o título, e devem ser inseridos da mesma forma em que aparecem no documento. Quando houver quatro ou mais responsáveis, deve-se inserir apenas o primeiro seguido de et al.
Entrevistas
- Quando se trata de uma entrevista, o primeiro elemento deve ser o entrevistado. Na sequência, deve-se inserir “[Entrevista cedida a]” e então o nome do entrevistador e demais dados de publicação.
Outros exemplos
- Quando o autor tiver usado um pseudônimo para publicar a obra, é o pseudônimo que deverá aparecer na referência. Como no caso de Mary Westmacott, pseudônimo utilizado pela autora Agatha Christie.
- Obras adaptadas devem ter o responsável pela adaptação como o primeiro elemento
- Quando for uma obra psicografada, o primeiro elemento deverá ser o nome do espírito. Na sequência do título, deve-se inserir “Psicografado por”, completando com o nome registrado na obra e demais dados de publicação.
Autoria Institucional
- Quando a responsabilidade de uma obra for de uma empresa, um órgão governamental, uma associação, entre outros, será dada a entrada da referência pelo nome da instituição de forma direta.
- Você pode apresentar o nome da instituição tanto por extenso quanto pela forma abreviada, contudo, recomenda-se fortemente que você padronize os nomes para o mesmo autor, mesmo que eles apareçam de formas diferentes em documentos distintos.
- Quando houver até 3 autores, você deve indicar todos. Acima de 3 autores, indique apenas o primeiro seguido de et al.
Instituições governamentais
- Quando se tratar de uma instituição governamental da administração direta, seu nome deve ser precedido pelo nome do órgão superior ou pelo nome da jurisdição à qual pertence. Vejamos os exemplos de publicação do Ministério do Trabalho e Emprego e da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul:
- Quando estado e município forem homônimos, como nos casos de São Paulo e Rio de Janeiro, é necessário indicar, entre parênteses, se é Estado ou Município.
- Quando houver municípios homônimos, indicar a sigla do estado entre parênteses.
- Quando a instituição, mesmo vinculada a um órgão maior, tem uma denominação específica que a identifica, a entrada da referência deve ser feita diretamente pelo seu nome. Um exemplo desse caso são as universidades públicas, que mesmo vinculadas ao Governo Federal ou estadual, devem ter a entrada da referência diretamente por seus nomes. Vejamos os exemplos:
- Quando houver instituições de mesmo nome, você deve acrescentar na sequência do nome, entre parênteses, a unidade geográfica que identifica a jurisdição.
Eventos
- Quando as referências forem de congressos, seminários, simpósios, entre outros eventos, a entrada deve iniciar pelo nome do evento por extenso em caixa alta, seguido do seu número de ocorrência (se houver), ano e local de realização. O número de ocorrência deverá ser registrado em algarismo arábico, seguido de ponto. Vejamos o exemplo de referência do XLVIII EnANPAD:
- Quando houver mais de um evento, sendo até 3 eventos você deverá indicar todos. A partir de 4 eventos, você deverá indicar o primeiro seguido de et al.
Autoria desconhecida
- Quando não for possível identificar a autoria de uma publicação, a entrada da referência deverá ser feita por seu título, sendo que a primeira palavra deste título deverá estar em CAIXA ALTA. Vejamos os exemplos a seguir:
- Importante: se o título iniciar por artigo, seja definido ou indefinido, tanto o artigo quanto a palavra subsequente deverão ser grafados em CAIXA ALTA, conforme exemplo a seguir:
Títulos
- Os títulos principais recebem um recurso tipográfico de destaque, que pode ser negrito, itálico ou sublinhado. O destaque escolhido deverá ser uniforme em todas as referências. Ou seja: se você escolher o negrito, deverá utilizar o negrito para todas as referências. Se escolher o itálico, deverá utilizar o itálico como destaque em todas as referências. O que não pode acontecer é hora utilizar negrito, hora utilizar itálico como recurso de destaque.
- Título e subtítulo deverão ser separados por dois pontos, e apenas o título é que leva destaque.
Confira no quadro a seguir como devem ficar os destaques de título conforme cada tipo de referência:
Exemplos de Referências
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.
Gostou deste artigo?
e receba nossos conteúdos no seu email.
Nenhum comentário feito.