Você vai ver aqui:
A grande maioria dos acadêmicos está bastante familiarizada com o termo “normas da ABNT”, mas estas não são as únicas regras para padronização de trabalhos.
Entenda o que é o estilo Vancouver e como a Trabalho em ABNT pode ajudar você.
Estilo Vancouver
Conhecidas como normas, regras, formato ou, ainda, estilo “Vancouver”, as Recomendações para a Conduta, Relato, Edição e Publicação de Trabalhos Acadêmicos em Revistas Médicas foram elaboradas pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE).[1]
Antes denominadas como “Requisitos uniformes para manuscritos submetidos a periódicos biomédicos”, trata-se de um estilo de padronização de referências bibliográficas baseado nas recomendações da National Information Standards Organization (NISO) e nas adaptações da National Library of Medicine (NLM).[2]
De uma maneira bastante simplória, até dá para dizer que as normas de Vancouver equivalem às “normas da ABNT” para as áreas das Ciências da Saúde.
Contudo, é importante ressaltar que as Recomendações do ICMJE contemplam aspectos que vão muito além da normalização (formatação) dos trabalhos.
As regras de Vancouver possuem, por exemplo, diretrizes relacionadas a requisitos éticos e critérios para seleção e apresentação de dados. E, por esse motivo, assemelham-se mais ao APA Style do que às normas da ABNT.
Mas por que 'Vancouver'?
Em 1978, o International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) realizou uma reunião na cidade de Vancouver, no Canadá, na qual ficou definida a padronização e estabelecimento dos requisitos uniformes a todos os manuscritos submetidos a revistas biomédicas.
O extenso nome dos requisitos uniformes (Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, em inglês), utilizado até 2013, pode ter contribuído para que o conjunto de regras ficasse conhecido popularmente como “Vancouver”.
No ano de 2013, estas recomendações foram revisadas, atualizadas e rebatizadas de "Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals", também chamadas de “ICMJE Recommendations”.
O estilo de referências Vancouver
O formato Vancouver é um estilo de citação numérico: as referências são numeradas em ordem consecutiva, em numerais arábicos, de acordo com a ordem de citação no texto. Estas citações podem ser indicadas entre parênteses, colchetes, ou ainda em sobrescrito, conforme o exemplo abaixo:
São mais de 40 tipos de referência, que variam de acordo com o formato do material consultado (artigos, livros, sites etc.).[3]
Quais as diferenças das normas de Vancouver para as normas da ABNT?
As regras de Vancouver diferenciam-se das normas da ABNT e da APA principalmente por focarem apenas nos estilos das citações e referências. Aspectos como fonte, espaçamento entrelinhas, tabelas e ilustrações, e demais tópicos, ficam a critério de cada periódico.
Dentre as várias diferenças entre o estilo Vancouver e as normas da ABNT, podemos destacar:
- Formato dos nomes dos autores: a ABNT utiliza a caixa alta e uso de pontos para abreviação de prenomes; Vancouver utiliza caixa baixa sem pontuação.
- Uso do et al.: a ABNT permite que você escolha usar o primeiro autor + et al., quando forem mais de 3 autores, ou indicar todos os nomes dos autores. Já o estilo Vancouver recomenda o uso de et al. somente a partir de 7 autores, registrando os primeiros 6 + et al.
- Abreviatura dos periódicos: quando a revista possui um título abreviado, a ABNT permite escolher entre usar o título por extenso ou não. Vancouver recomenda que seja utilizado sempre o título abreviado.
- Abreviatura da paginação: pela ABNT, todos os numerais vêm em uma sequência de páginas. Já o estilo Vancouver indica a supressão dos numerais repetidos.
Exemplos de referência em ABNT / Vancouver:
ABNT
NERY, F. G. et al. Medication exposure and predictors of first mood episode in offspring of parents with bipolar disorder: a prospective study. Brazilian Journal of Psychiatry, São Paulo, v. 42, n. 5, p. 481-488, 2020.
Vancouver
Nery FG, Wilson AR, Schneider MR, Strawn JR, Patino LR, McNamara RK, et al. Medication exposure and predictors of first mood episode in offspring of parents with bipolar disorder: a prospective study. Braz J Psychiatry. 2020;42(5):481-8.
Referências
- ICMJE. Recomendations. c2021. Disponível em: http://www.icmje.org/recommendations/. Acesso em: 28 abr. 2021.
- WIKIPEDIA. Vancouver system. [2021]. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Vancouver_system. Acesso em: 28 abr. 2021.
- WIKIPÉDIA. Estilo Vancouver. [2021]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_Vancouver. Acesso em: 28 abr. 2021.
- NLM. Samples of Formatted References for Authors of Journal Articles. 26 Apr. 2018. Disponível em: https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html. Acesso em: 28 abr. 2021.
Gostou deste artigo?
e receba nossos conteúdos no seu email.
Nenhum comentário feito.