Você vai ver aqui:
Normas ABNT
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui um conjunto de normas para padronização e apresentação de trabalhos acadêmicos, as famosas Normas da ABNT.
Algumas das exigências são bastante simples a ponto de ser possível decorá-las, enquanto outras são mais complexas e sempre exigirão uma consulta para se ter certeza de estar fazendo da forma correta.
Em um outro post nós explicamos quais são essas normas e para que cada uma delas serve.
Nesse post você aprenderá o passo a passo de como fazer formatação de seus trabalhos acadêmicos de acordo com as normas da ABNT, começando pelas configurações iniciais e elementos pré-textuais.
Normas ABNT para Formatação de Trabalhos Acadêmicos
Uma das principais normas da ABNT para a formatação de trabalhos acadêmicos é a NBR 14724/2011 — Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação.
Podemos dizer que essa é a norma base para Formatação ABNT, visto que especifica os princípios gerais para a apresentação de trabalhos acadêmicos (sejam eles TCCs, teses, dissertações ou outros), e também indica quais outras normas devem ser consideradas. Essa é a norma que explicaremos nesse post.
Formatação ABNT: configurações iniciais
Configuração de página
- Folha A4 - 21cm x 29,7cm (se for imprimir, pode-se utilizar tanto papel branco quanto reciclado)
- A orientação da página deve ser Retrato
Margens
A configuração das margens dependerá do tipo de impressão: se apenas no anverso da folha (mais conhecido como frente) ou se no anverso e verso (o famoso frente e verso).
Impressão apenas Frente:
Se você for imprimir seu trabalho utilizando apenas a frente da página (ou se for entregue/enviado apenas como arquivo, sem necessidade de impressão), você deve configurar as margens da seguinte forma:
- Superior: 3 cm
- Esquerda: 3 cm
- Direita: 2 cm
- Inferior: 2 cm
Impressão Frente e Verso:
Se você for imprimir seu trabalho utilizando frente e verso, você deve selecionar a configuração de “Margens Espelho”, com as seguintes dimensões:
- Superior: 3 cm
- Interna: 3 cm
- Direita: 2 cm
- Externa: 2 cm
Fontes (letras)
As Normas da ABNT não recomendam nenhum tipo de letra em específico, mas as mais utilizadas são Times New Roman e Arial.
Quanto ao tamanho, você deve digitar todo o trabalho em tamanho 12, com algumas exceções, que são:
- citações diretas com mais de 3 linhas;
- legendas e fontes das ilustrações e tabelas.
- notas de rodapé;
- paginação;
- ficha catalográfica.
A ABNT NBR 14724/2011 não define qual tamanho deverá ser utilizado nessas exceções, ela define apenas que deverá ser um tamanho menor de 12. Contudo, ela indica que esse tamanho menor deverá ser uniforme. Ou seja: ao escolher um tamanho para uma das exceções, você deverá utilizar esse mesmo tamanho para todas elas. Por exemplo: se você utilizar tamanho 10 para as notas de rodapé, deverá utilizar tamanho 10 para todas as outras exceções também.
Tamanhos padrão recomendados pela Trabalho em ABNT:
Espaçamentos
As normas da ABNT indicam o uso de espaçamento entre linhas de 1,5 para todo o trabalho, com algumas exceções:
- citações diretas com mais de 3 linhas;
- legendas e fontes das ilustrações e tabelas.
- notas de rodapé;
- paginação;
- lista de referências
- natureza/tipo de trabalho (na folha de rosto);
- ficha catalográfica.
Essas exceções deverão ser digitadas com espaçamento simples (ou 1 pt).
Importante: deixe sempre o espaçamento antes e depois em 0 (zero).
Espaçamento padrão recomendado pela Trabalho em ABNT:
Dica Trabalho em ABNT: configure também as quebras de linha para a opção “Controle de linhas órfãs/viúvas”. Dessa forma, nunca haverá uma linha sozinha no início ou final da página.
Parágrafos
A NBR 14724/2011 indica que deve ser utilizado o recuo de parágrafo, mas não indica quantos centímetros.
A medida mais utilizada para recuo dos parágrafos é a de 1,25 cm. Algumas instituições, porém, indicam o uso de 1,5 cm ou até 2 cm.
Importante: vale ressaltar que, nesse caso, o mais importante não é o tamanho do recuo do parágrafo, e sim a uniformidade. Por exemplo: se você escolher o recuo de 1,25, então deverá deixar todos os parágrafos do texto com essa mesma medida (com exceção das citações diretas com mais de 3 linhas, claro). O mesmo vale para a escolha de outras medidas.
Alinhamento
- O texto em si (parágrafo) deve ter alinhamento justificado;
- A lista de referências, ao final do trabalho, deve ter alinhamento à esquerda (muita atenção aqui, pois muitos acreditam que deve ser justificado também, e acabam errando nesse quesito).
Títulos das seções:
- Se a seção for numerada, você deve deixar o título alinhado à esquerda (coloca-se a numeração a partir da Introdução até a Conclusão/Considerações finais);
- Se a seção não for numerada , você deve deixar o título com alinhamento centralizado (Resumo, Abstract, Listas, Sumário, Referências, Apêndices e Anexos)
Alinhamento padrão recomendado pela Trabalho em ABNT:
Formatação ABNT: regras gerais
Confira a estrutura de um trabalho acadêmico, de acordo com a ABNT NBR 14724/2011.
Elementos Pré-Textuais
Capa
A capa é um elemento obrigatório que pertence a parte externa do trabalho, e deverá conter as informações indicadas a seguir, na mesma sequência em que são apresentadas:
- Nome da instituição;
- Nome do(a) autor(a);
- Título;
- Subtítulo (se houver);
- Local (cidade) da instituição*;
- Ano de depósito (da entrega).
*Apenas no caso de cidades homônimas é que se recomenda o acréscimo da sigla da unidade federativa (Exemplo: Brasília - DF).
Modelo de Capa recomendado pela Trabalho em ABNT:
Observação: as normas da ABNT não definem a tipografia exata para a capa, portanto, recursos como tamanho da fonte e destaques poderão variar conforme solicitação das instituições de ensino.
Exemplo de Capa recomendado pela Trabalho em ABNT:
Lombada
A lombada é um elemento opcional e só é utilizada quando o trabalho for impresso e encadernado com capa dura. Pouquíssimas instituições ainda utilizam esse formato e, quando for o caso, a equipe responsável pela encadernação deverá seguir as diretrizes da ABNT NBR 12225:2023 - Informação e documentação - Lombada - Apresentação.
Folha de rosto
A folha de rosto é um elemento obrigatório e primeiro item da parte pré-textual, e suas informações devem ser apresentadas na seguinte ordem:
- Nome do autor;
- Título;
- Subtítulo, se houver;
- Natureza: tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração;
- Nome do orientador e, se houver, do coorientador;
- Local (cidade) da instituição;
- Ano de depósito (da entrega).
Modelo de Folha de Rosto recomendado pela Trabalho em ABNT:
Observação: a ABNT NBR 14724/2011 não define a tipografia exata para folha de rosto, portanto, recursos como tamanho da fonte e destaques poderão variar conforme solicitação das instituições de ensino.
Exemplo de Folha de Rosto recomendado pela Trabalho em ABNT:
Ficha catalográfica (verso da folha de rosto)
Se o seu trabalho for uma monografia (TCC, Tese ou Dissertação), no verso da folha de rosto deverão constar os dados de catalogação-na-publicação, mais conhecido como ficha catalográfica. Contudo, este não é um elemento tão importante na fase da avaliação do trabalho (entrega para a banca avaliadora), e costuma ser exigido apenas na para o depósito final (envio para a biblioteca ou repositório, após todas as correções solicitadas pela banca).
Várias instituições de ensino possuem sistemas automatizados para elaboração/emissão da ficha catalográfica, e recomendamos que você verifique essa possibilidade com a biblioteca da sua instituição.
Caso a sua instituição não possua um sistema para elaboração/emissão da ficha catalográfica, recomenda-se contar com o serviço de um bibliotecário para elaboração da ficha catalográfica, pois ela deverá ser elaborada conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente.
Errata
A errata é um elemento opcional que só deve ser utilizado quando o trabalho já estiver impresso. Ela deverá ser inserida logo após a folha de rosto, como uma folha avulsa onde constará a referência do trabalho e o texto da errata.
Pode-se dizer que é um recurso pouco utilizado nos dias de hoje, visto que a maioria dos trabalhos já não precisam ser impressos para serem entregues.
Exemplo de Errata indicado pela ABNT NBR 14724/2011:
Folha de aprovação
A folha de aprovação é um elemento obrigatório e suas informações devem ser apresentadas na seguinte ordem:
- Nome do autor;
- Título;
- Subtítulo, se houver;
- Natureza: tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração;
- Data de aprovação
- Nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem.
Importante:
- O primeiro nome dentre os avaliadores deverá ser o do orientador do trabalho;
- A data de aprovação e as assinaturas dos membros da banca examinadora devem ser colocadas somente após a aprovação do trabalho, então recomenda-se deixar apenas uma linha nesses locais, conforme o exemplo a seguir:
Modelo de Folha de Aprovação recomendado pela Trabalho em ABNT:
Observação 1: Apesar de ser um elemento obrigatório, vários trabalhos acadêmicos (como os elaborados para uma disciplina específica) acabam não passando por uma banca avaliadora, e para esses não há necessidade de inclusão da folha de aprovação.
Observação 2: as normas da ABNT não definem a tipografia exata para a folha de aprovação, portanto, recursos como tamanho da fonte e destaques poderão variar conforme solicitação das instituições de ensino.
Exemplo de Folha de Aprovação recomendado pela Trabalho em ABNT:
Dedicatória
A dedicatória é um elemento opcional ao qual a ABNT não define uma formatação específica, mas sabe-se que é um item que não leva título e costuma ser posicionado próximo ao final da página.
Modelo de dedicatória recomendado pela Trabalho em ABNT:
Observação: a ABNT NBR 14724/2011 não define a tipografia exata para a folha de aprovação, portanto, recursos como tamanho da fonte, alinhamento e espaçamento poderão variar conforme solicitação das instituições de ensino.
Exemplo de dedicatória recomendado pela Trabalho em ABNT:
Agradecimentos
A seção de Agradecimentos também é um elemento opcional, mas recomenda-se fortemente que ela esteja presente em trabalhos como TCCs, Teses e Dissertações.
As normas da ABNT também não definem uma formatação específica para a seção de agradecimentos, mas sabe-se que essa é uma seção com título não numerado, ou seja: deixe o título "Agradecimentos" com alinhamento centralizado. Utilize fonte tamanho 12 para toda a seção (título e textos), e deixe os parágrafos na configuração padrão (espaçamento entrelinhas de 1,5 pt, recuo de 1,25 cm na primeira linha e alinhamento justificado).
Importante:
- Convém agradecer apenas às pessoas e instituições diretamente relacionadas a elaboração do trabalho;
- É imprescindível que você insira um parágrafo de agradecimento ao orientador e coorientador (se houver);
- Se o seu trabalho recebeu algum tipo de suporte financeiro (como bolsa auxílio para pesquisa CAPES, FAPESP, etc., ), você deverá colocar um parágrafo de agradecimento para a instituição e também o nº de registro do auxílio recebido.
Modelo de Agradecimentos recomendado pela Trabalho em ABNT:
Exemplo de Agradecimentos recomendado pela Trabalho em ABNT:
Epígrafe
A epígrafe é um elemento opcional ao qual a ABNT também não define um formato específico. Sabe-se que é uma seção que não leva título, e que deve estar de acordo com a ABNT NBR 10520- Citações em documentos. Assim como a seção de dedicatória, o texto costuma ser posicionado próximo ao final da página.
Como geralmente se trata de uma citação, você deverá elaborar a referência da obra ou mesmo do site onde você encontrou a frase, e então deverá incluir essa referência na lista de referências ao final do trabalho.
Modelo de Epígrafe recomendado pela Trabalho em ABNT:
Recomendações da Trabalho em ABNT:
- Para citações diretas curtas (até 3 linhas): Texto entre aspas, fonte tamanho 12, recuo de 4 cm, espaçamento simples e indicação de autoria entre parênteses
- Para citações diretas longas (mais de 3 linhas): texto sem aspas, fonte tamanho 10, recuo de 4 cm, espaçamento simples e indicação de autoria entre parênteses.
Exemplo de Epígrafe recomendado pela Trabalho em ABNT:
Resumo em português
O resumo em língua portuguesa (ou resumo em língua vernácula) é um elemento obrigatório que deve seguir as diretrizes da ABNT NBR 6028/2021. Seu texto deve ser composto por uma sequência de frases concisas que exponham, de maneira sucinta, o conteúdo do trabalho.
O resumo deve ser escrito em parágrafo único, sem recuo, e convém usar o verbo na terceira pessoa. A fonte deve ter tamanho 12 com alinhamento justificado, e o espaçamento entrelinhas deve ser de 1,5 para trabalhos acadêmicos em geral (TCCs, Teses e Dissertações).
Palavras-chave
Você deve inserir as palavras-chave logo após o resumo da seguinte forma: primeiro a expressão Palavras-chave, seguida de dois-pontos, e a seguir os termos escolhidos, separados entre si por ponto e vírgula e finalizados por ponto. Com exceção dos nomes próprios, todas as palavras-chave devem ter as iniciais em letra minúscula. Recomenda-se um mínimo de 3 e máximo de 5 palavras-chave ao todo.
Modelo de Resumo recomendado pela Trabalho em ABNT:
Exemplo de Resumo recomendado pela Trabalho em ABNT:
Importante: As normas da ABNT permitem, de forma opcional, que se coloque a referência do trabalho na página de resumo. Nesse caso, a referência deverá ser colocada logo após o título da seção.
Exemplo de Resumo com referência recomendado pela Trabalho em ABNT:
Resumo em língua estrangeira
O resumo em língua estrangeira também é um elemento obrigatório e consiste na tradução do resumo em português para outro idioma, geralmente para o inglês (Abstract) ou para o espanhol (Resumen).
Sua apresentação gráfica deve seguir exatamente o mesmo padrão utilizado para o Resumo em português (vide modelos e exemplos acima).
Lista de ilustrações
A lista de ilustrações é um elemento opcional e deve ser elaborada de acordo com a ordem dos elementos no texto, com cada item designado por seu nome específico, travessão, título e respectivo número da página.
Os tipos mais comuns de ilustrações são figuras, gráficos, quadros, fotografias, mapas, entre outros. Quando necessário, recomenda-se a elaboração de lista específica para cada tipo de ilustração.
Importante: uma lista pressupõe que “itens” (plural) estejam sendo elencados, ou seja, você nunca deve elaborar uma lista para apenas uma ilustração. Recomenda-se a elaboração da lista de ilustrações quando houver pelo menos 2 (duas) ilustrações.
Modelo de Lista de Ilustrações recomendado pela Trabalho em ABNT:
Exemplo de Lista de Ilustrações recomendado pela Trabalho em ABNT:
Lista de tabelas
A lista de tabelas também é um elemento opcional que deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por “Tabela”, travessão, título e respectivo número da página.
Importante: uma lista pressupõe que “itens” (plural) estejam sendo elencados, ou seja, você nunca deve elaborar uma lista para apenas uma tabela. Recomenda-se a elaboração da lista de tabelas quando houver pelo menos 2 (duas) tabelas.
Modelo de Lista de Tabelas recomendado pela Trabalho em ABNT:
Exemplo de Lista de Tabelas recomendado pela Trabalho em ABNT:
Lista de abreviaturas e siglas
Apesar da lista de abreviaturas e siglas ser um elemento opcional, também é um item muito importante quando o trabalho contém muitas abreviaturas e siglas, e nesses casos recomenda-se fortemente a sua elaboração.
Trata-se de uma lista das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, organizadas em ordem alfabética, seguidas dos nomes e significados escritos por extenso.
As normas da ABNT recomendam a elaboração de lista própria para cada tipo (uma para abreviaturas e outra para siglas). Contudo, essa não é uma regra, e a grande maioria dos trabalhos apresenta uma lista única para ambas.
Importante: uma lista pressupõe que “itens” (plural) estejam sendo elencados, ou seja, você nunca deve elaborar uma lista para apenas uma abreviatura ou sigla. Recomenda-se a elaboração da lista quando houver pelo menos 2 (duas) abreviaturas ou siglas.
Modelo de Lista de Abreviaturas e Siglas recomendado pela Trabalho em ABNT:
Exemplo de Lista de Abreviaturas e Siglas recomendado pela Trabalho em ABNT:
Lista de símbolos
A lista de símbolos também é um elemento opcional e deve ser elaborada de acordo com a ordem em que os elementos aparecem no texto, seguidos de seu devido significado.
Importante: uma lista pressupõe que “itens” (plural) estejam sendo elencados, ou seja, você nunca deve elaborar uma lista para apenas um símbolo. Recomenda-se a elaboração da lista quando houver pelo menos 2 (dois) símbolos.
Modelo de Lista de Símbolos recomendado pela Trabalho em ABNT:
Exemplo de Lista de Símbolos recomendado pela Trabalho em ABNT:
Sumário
Por fim, chegamos ao sumário, elemento obrigatório para o qual a ABNT denife uma norma exclusiva: a ABNT NBR 6027. Trata-se da enumeração das divisões, seções e outras partes de um trabalho, dispostas na mesma ordem e grafia em que estes se apresentam no texto.
O sumário é o último elemento pré-textual de um trabalho, e deve sempre iniciar no anverso (frente) da folha, caso o trabalho seja configurado para impressão frente e verso. É uma seção com título não numerado, ou seja, o título deverá ter alinhamento centralizado. Recomenda-se fonte tamanho 12 para toda a seção e espaçamento entrelinhas padrão de 1,5 pt, com alinhamento justificado à esquerda.
Importante:
- Os elementos pré-textuais não devem ser incluídos no sumário;
- A subordinação dos itens deve receber o mesmo destaque tipográfico (formatação) utilizado nas seções do trabalho (por exemplo, se as seções primárias estão em caixa alta e negrito no texto, elas deverão aparecer com a mesma configuração no sumário);
- Os títulos sucedem os indicativos das seções, e recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais.
Modelo de Sumário recomendado pela Trabalho em ABNT:
Exemplo de Sumário recomendado pela Trabalho em ABNT:
Elementos textuais e pós-textuais
Temos um post exclusivo com explicações sobre a formatação da parte textual e pós-textual: clique aqui e confira como formatar os elementos textuais e pós textuais do seu trabalho.
Trabalho em ABNT: formatação nas normas ABNT desde 2012
Com a missão de contribuir com a melhoria dos trabalhos acadêmicos, desde 2012 a Trabalho em ABNT presta o serviço de normalização e formatação de trabalhos com alto padrão técnico. Entre em contato e conheça nossos serviços.
Ou, ainda, caso você tenha alguma dúvida sobre as Normas da ABNT, deixe sua pergunta nos comentários ao final desse post, e responderemos assim que possível.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6027: informação e documentação: sumário: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6028: informação e documentação: resumo, resenha e recensão: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021.
Gostou deste artigo?
e receba nossos conteúdos no seu email.
Nenhum comentário feito.