Ir para o início

Formatação ABNT: guia completo para formatar seu trabalho

Aprenda o passo a passo da Formatação ABNT, com dicas, modelos e exemplos práticos. Deixe seu trabalho 100% de acordo com as Normas ABNT
Marina Miranda Fagundes
Publicado em 19 de setembro de 2024
Atualizado em 30 de setembro de 2024
Continua após publicidade

Normas ABNT: continuação

No post anterior (que você confere aqui), aprendemos quais são as configurações iniciais e como fazer a formatação dos elementos pré-textuais de acordo com as normas ABNT.
Agora, chegou a vez de verificaremos como fazer a Formatação ABNT dos elementos textuais e pós-textuais.

Formatação ABNT - Elementos textuais

Também no post anterior, aprendemos que, de acordo com as normas da ABNT, os trabalhos se dividem em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Enquanto os elementos pré-textuais são a parte identificatória que antecede o desenvolvimento do conteúdo principal, podemos dizer que os elementos textuais são o corpo do trabalho em si. E, de acordo com a NBR 14724/2011, os elementos textuais devem ser compostos de:  

  1. Introdução, onde são apresentados os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração;
  2. Desenvolvimento, onde se detalha a pesquisa ou estudo realizado; 
  3. Conclusão, onde se resume os principais pontos discutidos no trabalho, oferecendo respostas aos problemas e aos objetivos propostos na introdução.

Para a formatação da parte textual você deve considerar os seguintes elementos:

  1. Formato
  2. Espaçamentos e parágrafos
  3. Numeração de páginas
  4. Numeração progressiva das seções
  5. Citações ABNT
  6. Siglas
  7. Ilustrações
  8. Tabelas
  9. Equações e fórmulas
  10. Notas de rodapé

Formato

As Normas da ABNT não recomendam nenhum tipo de letra em específico, mas as mais utilizadas são Times New Roman e Arial.

Importante: a fonte escolhida deverá ser utilizada no trabalho todo, não sendo possível utilizar fontes (tipos de letra) diferentes em um mesmo trabalho.
Quanto ao tamanho da fonte, você deverá utilizar o tamanho 12, com algumas exceções, que são:

  • citações diretas com mais de 3 linhas;
  • legendas e fontes das ilustrações e tabelas.
  • notas de rodapé;
  • paginação.

A ABNT NBR 14724/2011 não define qual tamanho deverá ser utilizado nessas exceções, ela define apenas que deverá ser um tamanho menor de 12. Contudo, ela indica que esse tamanho menor deverá ser uniforme. Ou seja: ao escolher um tamanho para uma das exceções, você deverá utilizar esse mesmo tamanho para todas elas. Por exemplo: se você utilizar tamanho 10 para as notas de rodapé, deverá utilizar tamanho 10 para todas as outras exceções também.

Tamanhos padrão recomendados pela Trabalho em ABNT:

Tamanhos padrão recomendados pela Trabalho em ABNT

Espaçamentos e Parágrafos

As normas da ABNT indicam o uso de espaçamento entre linhas de 1,5 para todo o trabalho, com algumas exceções:

  • citações diretas com mais de 3 linhas;
  • legendas e fontes das ilustrações e tabelas.
  • notas de rodapé;
  • paginação.

Essas exceções deverão ser digitadas com espaçamento simples (ou 1 pt).

Importante: deixe sempre o espaçamento antes e depois em 0 (zero).

Espaçamento padrão recomendado pela Trabalho em ABNT:

Espaçamento padrão recomendado pela Trabalho em ABNT

Como configurar o espaçamento no documento:

 

Como configurar os espaçamentos no documento
Página inicial > Parágrafo > Recuos e espaçamento > Espaçamentos

Dica Trabalho em ABNT: configure também as quebras de linha para a opção “Controle de linhas órfãs/viúvas”. Dessa forma, nunca haverá uma linha sozinha no início ou final da página.

Como configurar quebras de linha no documento:

Como configurar quebras de linha no documento
Página inicial > Parágrafo > Quebras de linha e de página > Controle de linhas órfãs/viúvas

Quanto à formatação dos Parágrafos, a NBR 14724/2011 indica que deve ser utilizado o recuo de parágrafo, mas não indica quantos centímetros.
A medida mais utilizada para recuo dos parágrafos é a de 1,25 cm. Algumas instituições, porém, indicam o uso de 1,5 cm ou até 2 cm.

Importante: vale ressaltar que, nesse caso, o mais importante não é o tamanho do recuo do parágrafo, e sim a uniformidade. Por exemplo: se você escolher o recuo de 1,25, então deverá deixar todos os parágrafos do texto com essa mesma medida (com exceção das citações diretas com mais de 3 linhas, claro). O mesmo vale para a escolha de outras medidas.

Quanto ao alinhamento, todos os parágrafos deverão ter alinhamento justificado.

Numeração de páginas

A numeração das páginas deve aparecer somente a partir da Introdução. As páginas pré-textuais (com exceção da capa) são consideradas na contagem total, mas não devem receber a numeração. 

Para trabalhos com impressão apenas na frente da página (ou trabalhos sem necessidade de impressão), você deve inserir a paginação no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior.

Para trabalhos com impressão frente e verso, a configuração deve ser um tanto diferente: na parte da frente (anverso), a paginação deve ser inserida no canto superior direito da folha; já no verso da folha, a paginação deve ser inserida no canto superior esquerdo.

A paginação deverá ser configurada em tamanho 10 e espaçamento simples.

Exemplo de numeração de páginas:

Exemplo de numeração de páginas ABNT

Numeração progressiva das seções

Dentre as normas da ABNT, a que rege a formatação da numeração progressiva das seções é a ABNT NBR 6024. 

A numeração progressiva deve ser utilizada para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho. Além da numeração em si, destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos caixa alta (todas as letras em maiúsculo), negrito e itálico. 

Use sempre fonte tamanho 12 e alinhamento à esquerda na parte textual do trabalho.

Importante: os recursos de destaque utilizados no texto deverão aparecer de forma idêntica no sumário. 

Configuração de destaques recomendado pela Trabalho em ABNT:

Configuração de destaques recomendado pela Trabalho em ABNT

Citações ABNT

A norma da ABNT para formatação de citações é a NBR 10520/2023: Informação e documentação — Citações em documentos — Apresentação. Em breve teremos um post específico com todos os detalhes e exemplos de citações ABNT.

Citação é a menção de uma informação extraída de outra fonte e serve para indicar a responsabilidade autoral pelo conteúdo citado. O formato mais comum de citação é o que registra o sobrenome (ou sobrenomes dos autores) seguidos do ano de publicação. Mas as normas da ABNT também permitem o uso de citações numéricas e em notas de rodapé.

CITAÇÕES DIRETAS

Citação direta é uma transcrição textual literal, ou seja, sem alterações. Se o documento citado for paginado, deve-se registrar a página onde se encontra essa citação.
Citações diretas podem ser
curtas ou longas:

  • Citações diretas curtas são as que tem até 3 (três) linhas. Essas devem ser inseridas entre aspas e seguem os padrões de formatação para texto normal.
  • Citações diretas longas são as que possuem mais de 3 (três) linhas. Essas devem ser configuradas em fonte menor (tamanho 10), não levam aspas e devem ter  um recuo de 4 cm.

CITAÇÕES INDIRETAS

Citação indireta é o texto parafraseado, que foi escrito com suas próprias palavras baseadas na obra do autor consultado.
O texto das
citações indiretas deverá seguir os padrões de formatação para texto normal.

Exemplos de citações diretas curtas e longas:

Exemplos de citações diretas curtas e longas ABNT

Importante: as citações relacionam-se diretamente com as referências, e toda citação inserida no texto deverá ter uma referência correspondente na lista o final do trabalho.

Siglas

Quando você mencionar uma sigla ou abreviatura pela primeira vez no texto, você deve inserir o nome ou significado por extenso e então indicar a sigla ou abreviatura entre parênteses. Por exemplo:

  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • Tecnologia da Informação (TI)
  • Administrador do sistema (Admin)

A partir da segunda menção, você deverá utilizar somente a sigla ou abreviatura.

Exemplo do uso de siglas e abreviaturas:

Exemplo do uso de siglas e abreviaturas

Ilustrações

Ilustrações podem ser figuras, quadros, fotografias, gráficos, imagens, fluxogramas, desenhos, esquemas, mapas, organogramas, plantas, retratos, entre outros.

Independente do tipo de ilustração, sua identificação deve aparecer na parte superior, precedida da palavra designativa (tipo de ilustração), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e então o respectivo título.

Após a ilustração, na parte inferior, você deve indicar a fonte consultada (mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver).

Você sempre deve mencionar a ilustração no texto e inseri-la o mais próximo possível do trecho a que se refere.

Quanto a formatação, as normas da ABNT não definem um formato exato, mas indica que os recursos escolhidos devam ser utilizados de maneira uniforme por todo o trabalho.

Recomenda-se que os títulos das ilustrações sejam configurados em fonte tamanho 10, em negrito, espaçamento simples e alinhamento à esquerda. Você também deve deixar a própria ilustração alinhada à esquerda e com espaçamento simples (1pt).

Quanto a indicação da fonte consultada e legendas, essas também devem estar em fonte tamanho 10, alinhamento também à esquerda e espaçamento simples.

O título da ilustração deverá ser separado do texto que o precede por uma linha em branco, assim como a indicação de fonte ou legenda também deverá ser separado do texto que o sucede por uma linha em branco. 

Exemplo de ilustrações recomendado pela Trabalho em ABNT:

Exemplo de ilustrações recomendado pela Trabalho em ABNT

Tabelas

Tabelas são formas não discursivas de apresentar informações das quais o dado numérico se destaca como informação central. A ABNT determina que sejam seguidas as “Normas de apresentação tabular”, publicada pelo IBGE em 1993 (e que você pode conferir aqui)

A identificação de uma tabela deve aparecer na parte superior, precedida do termo “Tabela”, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e então o respectivo título.

Após a tabela, na parte inferior, é necessário indicar a fonte consultada (mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver).

As tabelas devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem.

Quanto a formatação, nem as normas da ABNT nem a do IBGE definem um formato exato, mas sempre vale a máxima de que os recursos escolhidos deverão ser utilizados de maneira uniforme por todo o trabalho.

Recomenda-se que os títulos das tabelas sejam configurados em fonte tamanho 10, em negrito, espaçamento simples e alinhamento à esquerda. Você também deve deixar a própria tabela alinhada à esquerda e com espaçamento simples (1pt).

Quanto a indicação da fonte consultada e legendas, essas também devem estar em fonte tamanho 10, alinhamento também à esquerda e espaçamento simples.

As tabelas devem ser utilizados traços horizontais e verticais para separar os títulos das colunas no cabeçalho e fechá-las na parte inferior.

A moldura de uma tabela NÃO deve ter traços verticais que a delimitem à esquerda e à direita. Deve-se evitar o uso de traços verticais para separar as colunas e de fios horizontais para separar as linhas.

Exemplo de tabela recomendado pela Trabalho em ABNT:

Exemplo de tabela recomendado pela Trabalho em ABNT

Importante: Tabelas sempre apresentarão dados numéricos ou informações tratadas estatisticamente. Qualquer elemento diferente disso deverá ser inserido como Quadro, e não como Tabela.

Equações e fórmulas

De acordo com a NBR 14724/2011, visando facilitar a leitura, as equações e fórmulas deverão ser destacadas no texto e também numeradas com arábicos entre parênteses, alinhados à direita. 

Exemplo de Equação e Fórmula recomendado pela Trabalho em ABNT:

Notas de rodapé

Existem três tipos de notas de rodapé:

  • Notas explicativas: fornecem esclarecimentos ou comentários adicionais sobre o conteúdo do texto, como definições, exemplos ou informações complementares que não cabem no corpo do texto sem interromper o fluxo da leitura.
  • Notas de referência: servem para indicar a fonte de uma citação ou referência específica no texto. Em breve teremos aqui no um post específico para esse exemplo.
  • Notas de remissiva: indicam a relação entre partes do texto, apontando para outras seções ou capítulos do trabalho em questão, ou para outras obras do mesmo autor.

As notas de rodapé devem ser separadas do texto por um filete de 5 cm, a partir da margem esquerda, e deverão ser alinhadas a partir da segunda linha abaixo da primeira letra, destacando o expoente, e devem ser formatadas em fonte tamanho 10, com espaçamento entrelinhas simples (1 pt) e e alinhamento justificado. 

Exemplo de Notas de rodapé recomendado pela Trabalho em ABNT:

Exemplo de Notas de rodapé recomendado pela Trabalho em ABNT

Formatação ABNT - Elementos pós-textuais

De acordo com a NBR 14724/2011, os elementos textuais dividem se em:

  1. Referências
  2. Glossário
  3. Apêndices
  4. Anexos
  5. Índice

Referências

As referências são o único elemento pós-textual cuja apresentação é obrigatória.

A norma da ABNT para formatação das referências é a NBR 16023/2018: Informação e documentação — Referências — Elaboração. Em breve teremos um post específico com todos os detalhes e exemplos de Referências ABNT.

Glossário

Um glossário é uma lista de termos ou expressões específicas de uma determinada área de conhecimento, acompanhada de suas definições ou explicações, de forma a auxiliar os leitores a compreender melhor palavras técnicas ou incomuns presentes no texto.

Trata-se de um elemento opcional e deve ser elaborado em ordem alfabética.

Exemplo de Glossário recomendado pela Trabalho em ABNT:

Apêndices

Apêndice é um texto ou documento elaborado pelo autor e inserido como material adicional para complementar o conteúdo principal. O apêndice contém informações que são relevantes, mas que não foram desenvolvidas ou inseridas corpo do trabalho (parte textual). Pode incluir dados, documentos, gráficos, tabelas ou outros materiais que ajudem a esclarecer ou aprofundar o estudo.

É um elemento opcional que deve ser precedido da palavra APÊNDICE e complementado com letras maiúsculas
consecutivas, travessão e pelo respectivo título. Quando esgotadas as letras do alfabeto, deve-se utilizar letras maiúsculas dobradas na identificação.

Exemplo de Apêndice recomendado pela Trabalho em ABNT:

Anexos

Anexo é um texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.

Também é um elemento opcional que deve ser precedido da palavra ANEXO e complementado com letras maiúsculas
consecutivas, travessão e pelo respectivo título. Quando esgotadas as letras do alfabeto, deve-se utilizar letras maiúsculas dobradas na identificação.

Exemplo de Anexo recomendado pela Trabalho em ABNT:

Índice

Um índice é uma lista organizada dos principais termos, nomes, assuntos ou conceitos abordados em um trabalho, acompanhados das respectivas páginas onde aparecem. O índice é utilizado para facilitar a localização de informações específicas dentro do texto.

O índice é um elemento raríssimo de se ver em trabalhos acadêmicos, e deve ser elaborado de acordo com a ABNT BNR 6034:2004: Informação e documentação – Índice – Apresentação.

Importante: muitas pessoas confundem índice com sumário, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Enquanto o índice elenca os termos e assuntos detalhados no texto, o sumário mostra a estrutura e subdivisões de um trabalho.

Trabalho em ABNT: especialistas em Formatação ABNT desde 2012

A Trabalho em ABNT oferece o serviço de formatação de trabalhos acadêmicos conforme as normas da ABNT, APA e Vancouver, garantindo qualidade e precisão técnica a cada trabalho revisado. 

Nosso objetivo é ser um suporte para estudantes e pesquisadores, auxiliando-os na tarefa de deixar seus trabalhos em total conformidade  aos padrões exigidos, otimizando seu tempo e esforço em momentos que sempre são de grande ansiedade e estresse. 

Entre em contato para batermos um papo, e descubra como podemos ajudar a otimizar seu trabalho.

Ou, se você tiver alguma dúvida sobre Formatação ABNT, deixe sua pergunta nos comentários ao final desse post, e responderemos assim que possível.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6024: informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6034: informação e documentação: índice: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

KOCHERGIN, C. N. Prevalência e fatores associados à autoavaliação do estado de saúde entre adultos remanescentes de quilombos e comparação com população rural da Bahia: estudo de base populacional em comunidades quilombolas no nordeste do Brasil. 2014. 112 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AUGFQF/1/tese_doutorado_clavdia_kochergin_sp.pdf. Acesso em: 16 set. 2024.

MIRANDA, A. M. M.; ALCARÁ, A. R. Práticas colaborativas e a atuação dos bibliotecários multiplicadores da competência em informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, p. e-124752, 2023. DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245.29.124752. Disponível em: https://www.scielo.br/j/emquestao/a/zmMz69fxNDCLPDmWPDs4dnf/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 set. 2024.

Compartilhe:
Continua após publicidade
Marina Miranda Fagundes
Marina Miranda Fagundes
São mais de 12 anos prestando serviços de revisão com qualidade, profissionalismo e competência.
Ficou com alguma dúvida ou gostaria de fazer alguma observação?
Deixe um comentário

Artigos relacionados

Referências ABNT, o guia definitivo: tire todas as suas dúvidas!

Aprenda a formatar suas Referências de forma rápida e precisa, com o tutorial completo da Trabalho em ABNT
Leia mais +

Normas ABNT: aprenda o passo a passo da Formatação ABNT

Confira nosso tutorial de Normas ABNT, com dicas práticas, modelos e exemplos de Formatação ABNT, e entregue seu trabalho sem erros!
Leia mais +

O que são as normas da ABNT?

Entenda de uma vez por todas o que são as normas da ABNT e como a Trabalho em ABNT pode ajudar você nesta tarefa.
Leia mais +

Nenhum comentário feito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Inscreva-se em nosso blog

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Seus dados estão protegidos conosco.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Precisando de ajuda?